Eduhonorato’s Weblog

Just another WordPress.com weblog

Amy Winehouse – Vitima? Por Eduardo Honorato

Amy Winehouse é um sucesso, e não temos como negar. Ganhadora de dezenas de prêmios importantes, a cantora inglesa têm sido alvo fácil da mídia nos últimos meses.
Chamo de “alvo”, pq é exatamente o que ela parece ser: um bicho em extinção, perseguido por todos os lados, pelos paparazzi.

O estilo musical é diferenciado. Dotada de uma voz dos “deuses”, Amy resgatou um pouco do jazz e blues americano, com uma roupagem nova. Nossa audição é sempre refrescada com suas melodias, entretanto, as letras parecem destoar um pouco do estilo. Essa mixagem faz de Amy ser o que é: uma artista nata, com o dom de “chocar”.

Ela choca pelo estilo de vestir, tatuagens, jeito de cantar, letras, e sua vida pessoal.

Toda geração têm uma cantora [ou cantor] rebelde, revoltada, que faz muito sucesso, e acaba sua vida tragicamente. Foi assim com Kurt Kobain, no Nirvana, na minha geração. Até hoje é idolatrado e idealizado por gerações que sequer o viram cantar ao vivo. Fora assim também com Janis Joplin, que virou um ícone da rebeldia de sua época.

Com Amy não será diferente. Porem, temos aqui um diferencial.

Todos sabiam do envolvimento com drogas de Janis e Kurt. Isso nunca fora novidade. Porem, acredito que a mídia era um pouco menos agressiva e esse lado deles não era por demais explorado.

Apesar de gostar muito das musicas da Amy, cada vez que ela aparece na mídia, drogada, se drogando, caindo pelos cantos ou tendo ataques típicos de um dependente químico, tenho a impressão de que ela nada mais é do que uma “vitima”.
Acho que pela primeira vez estamos vendo um ídolo da musica cometer suicídio passivo em plena cobertura midiática. Acompanhamos todas as semanas suas overdoses, pancadarias, escândalos….e tudo isso vende!! E como vende!

Cada show que ela faz é transmitido no youtube, com cenas dela se drogando. Cada clip lançado faz-se menção as drogas que ela utilizou.
Que necessidade MÓRBIDA é essa, tanto da mídia, quanto daqueles que consomem seus produtos, em explorar a dependência química e psicológica de um artista?
As vezes me pergunto se……se Amy não usasse drogas e fosse essa figura polemica, ela teria feito tanto sucesso assim pelo mundo?

Não que ela não tenha talento….isso é inegável!. Entretanto, todas as referencias que achamos na mídia sobre ela são sempre relacionadas a sua dependência química e estado psicológico caótico no qual ela se encontra.

Houve um tempo em que os artistas eram mais reservados quando o assunto eram drogas ilícitas. Todos sabiam, mas nunca isso fora usado como “bandeira” ou como pano de fundo para aparições públicas. As coisas parecem ter tomado um rumo diferente nos dias de hoje.

Será que estamos esperando ela ter uma overdose em pleno palco, para ser transmitido no Youtube, para que alguém reflita sobre o que nossos jovens estão “idolatrando”?

A mídia que hoje explora morte de crianças, namoradoras de celebridades, assassinatos e crimes hediondos, é a mesma que promove a idolatria a situações que, em outra época, eram vistas como “mais serias”. Até que ponto estamos banalizando o comportamento patológico?

[s]

Eduardo J. S. Honorato

Advertisements

July 31, 2008 - Posted by | Cinema-TV

34 Comments »

  1. […] outras ocasiões sobre a “Tornar-se Produto” e em como isso exige um Ego resiliente. Falamos de Amy Winehouse e em como ela pode ser uma vítima da nossa mídia. Também tocamos no assunto Susan Boyle e Maísa […]

    Pingback by O que pode estar acontecendo no Twitterlândia Brasileira… « Eduhonorato’s Weblog | July 15, 2009 | Reply

  2. Concordo plenamente com o texto !
    Parece que hoje em dia não ha uma conscientização de que tudo tem limite ! Acho que a midia anda fazendo muito apologia a coisas ruins ! E não é só a midia…as vezes muitos artistas também tem sua percentagem de culpa…Veja clipes de Lady Gaga e até da ex ‘virgenzinha santa’ Britney Spears. Hoje o Certo n é ser bonzinho é ser bad…é fazer coisa ruim… Em todos os sentidos…

    Comment by Marcelo | August 11, 2009 | Reply

  3. uma cantora tao bonita tem um vozeirao para cantar tem varios premios como melhor cantora internacional se rebaixa em varios escadalos………

    ainda se viciou em drogas e continua se acabando tomando bebidas muito fortes apenas se drogando e se alcolizando……

    as pessoas tem varias oportunidades na vida e nao se dar valor.

    Comment by thaynnara | August 20, 2009 | Reply

  4. sera que ela pousou nua????
    kkk!!
    qro ver

    Comment by carla prado | October 21, 2009 | Reply

  5. Concordo pelenamente com seu ponto de vista, Eduardo.
    Espero que a Amy seja esperta e saia dessa antes da mídia matá-la.

    Comment by Niara | November 22, 2009 | Reply

  6. Thaynnara falo tudo. A Amy tem muito talento, mas se drogar e beber por aí, ações combinadas com aquela penca de maquiagem e decote gigantes (que eu, por sinal, sou totalmente a favor) queimou muito o filme dela. Realmente, a mídia exagera d++, da até raiva, mas a Winehouse levou a culpa em primeiro lugar. Ser famoso não justifica as drogas. Nada justifica esse tipo de coisa. Tudo bem que, se você é um fan, admitir isso até sai meio ruim, mas esteja acima desse tipo de ignorância, opiniões a parte, fatos são sólidos e imparciais.

    Comment by Kyle | November 30, 2009 | Reply

  7. porra ela está se matando por conta desses malditos paparazi
    vcs ñ tem ideia de como é viver sendo acediada atacada vc ñ tem mais sua paz ñ tem privacidade isso sem falar na midia que so quer um pretesto para acabar com as pessoas, essas redes como por ex a band,record,globo eles crescem em cima da arte de outras pessoas e so fazem criticar
    por que eles ñ mostrão como se faz já que só fazem criticar eles pensam que isso é simplismente facil de se fazer ou melhor viver

    que vão pra put@!$%#$@#! que o p@ri’124″!@#1’2

    Comment by gabriela | December 2, 2009 | Reply

  8. se ela pegasse pesado mesmo já teria acontecido coisa mais grave há muito tempo!

    Comment by | March 2, 2010 | Reply

  9. Amy eu,acho vç,muito bonita, mais vç é muito,drogada eu noã gosto, de pessoassssssss,,,drogadas
    VOÇE é u7ma cantora e tanto ,eu gosto muito de vç
    meu nome ;;é fabricio willian de souza
    eu moro em londrina..

    Comment by fabricio willian de souza | March 11, 2010 | Reply

  10. Fico triste em ver uma pessoa tão especial nessa situação. Uma voz lindíssima, fico emocionada qdo escuto o que Amy pode fazer com uma música. O meu ingles é muito fraco e pos isso fico ligada nos acordes da melodia me delicio com o som que ela consegue tirar de suas cordas vocais.Queria tanto que a vida dela fosse diferente e mais feliz, talvez seja a seu modo.

    Comment by marta chaves | March 26, 2010 | Reply

  11. É inerente ao ser humano a curiosidade mórbida, cruel, chame como quiser, em presenciar histórias trágicas.
    Se na época de Joplin ou Cobain as coisas eram mais reservadas, duvido que fosse pela simples falta de sede de seus admiradores por notícias de suas baixarias. Hoje a dita “mídia democrática” que a rede mundial proporciona, permite que qualquer um declare, exponha e explore o que quiser sobre qualquer coisa. De qualquer forma, não creio que a mídia a esteja matando, não creio que os fãs a estejam matando, o que fazem é apenas se omitirem. É um jogo no qual nós fãs e a mídia, nos achamos no direito de explorar a tragédia mas nos abstemos de interferir no curso da mesma. De qualquer forma não cabe a nós, mas sim às pessoas próximas a ela julgarem se devem ou não ajudá-la a se enquadrar no que a sociedade, de um modo geral, considera normal, certo.
    Se por um lado há hoje uma maior exposição de tragédias pessoais, há também uma maior repressão e cobrança em relação ao estilo de vida e escolhas de cada indivíduo. Se há 20 anos atrás minha mãe podia, livremente, fumar em um bar onde o proprietário permitia tal vício, hoje eu não posso não porque o proprietário não permite, mas porque a lei federal não deixa.
    Nunca fui de acreditar que músicos, atores ou artistas devessem por obrigação servirem de exemplo de vida a ninguém. O simples fato de se amar uma voz, uma música, um álbum, não implica que aquele artista deva se manter na linha pelo bem de quem ama seu trabalho.

    Comment by Amanda | April 3, 2010 | Reply

  12. vc ta mt estragada vc e mt doida

    Comment by talissa | April 6, 2010 | Reply

  13. Eduardo Honorato,escutar love´s a losing game me deixa triste,é uma linda música,e realmente nos mostra que esta moça é uma grande cantora.Parece que para cantar ela tem que se despedaçar,sem dúvida nenhuma é uma entrega louca.MAs realmente no meio dessas” ladys e outras” Amy winehouse é o Cara!Quanto a mídia; queriam ter seu talento por um segundo…mas talento ,gênio Deus só dá prá quem quer.Adorei teu artigo um abraço.Escute Eva cassidy essa também tem algo a oferecer.Abraço

    Comment by william | June 12, 2010 | Reply

  14. love is a losing game.FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

    Comment by william | June 12, 2010 | Reply

  15. É realmente lamentavel uma jovem tão linda, com esse enorme talento, jogar sua vida fora, dando um péssimo exemplo para nossos jovens, que a tem como referencia.

    Comment by Pedrina Morhy | October 17, 2010 | Reply

  16. Nao acho que seja culpa da mídia. Quem fornece o espetaculo é a propria Amy.A mídia apenas divulga.

    Comment by PEDRINA MORHY | October 17, 2010 | Reply

  17. Amy é a maior intérprete desde Edith Piaf. Oxalá nos brinde
    com suas belas canções por muito tempo ainda.

    Comment by toinho mariz | November 12, 2010 | Reply

  18. Adorei… e assino em baixo! Adoro a voz dela, ela é muito louca mas talentosa que só ela, inclusive parece que melhorou né? com as drogas? Pelo menos ouvimos falar menos desse assunto… um bjo Eduardo, foi de mais no seu comentário.

    Gal

    Comment by Gal | January 7, 2011 | Reply

  19. Adorei o texto é de muito bom gosto e inteligente. Acho ela uma pesssoa talentosa e portadora de uma bela voz, gosto do seu estilo diferente, o som dela é contagiante e pelas letras ela expressa sofrer com o seu comportamento, espero que um dia ela tenha força para descobrir que a vida é bela e tem o previlégio de ter o dom especial.

    Comment by Andréa das Neves Pereira | January 9, 2011 | Reply

  20. ótimo post.

    Comment by ; | January 16, 2011 | Reply

  21. carla prado ate pode ser mas eu acho que ela presisa é de sucesso e tratamento psicológico para sair do vicio

    Comment by natasha | March 3, 2011 | Reply

  22. EU GOSTO MUITO DE VC ESU SOU SEA FAM DES DE QUANDO EU NASI TI AMO BEIJAOP DE TODOS AS COISA RUIM DA SUA VIDA VC SI SUPEROU DA TROGAS POR ISTO QUE EU AMO MIUTO VC EU SOU FAM 1 DA SUA VIDA ACOMPANHEI TUDO BEIJAO AMY WINEHOUSE EU VIR O RODRIGO DAÇANDO VC EU GOSTEU MIUTO ATE MIM EMOSSIONEI DI VER ELE TAR TI EMITANDO POR QUE PARESIA VC O JEITO DE SORRIR O JEITO DO SEU OLHAR EM FIM EU VOU SER A SUA FAM ATE A MINHA MORTE AMO INCOMDISIONA POR VC AMY WINEHOUSER TI AMO DI TANTAO

    Comment by alice cavalcante @lI@e | March 4, 2011 | Reply

  23. … hipocresia… se não vendesse… não estariam aqui comentando….
    Como é bom vivier num mundo de Monges… … … … … …

    Comment by Jackye | June 11, 2011 | Reply

  24. oi o meu nome e nahome e eu axo voce linda mas tem que se cuidar mais ta e nao usa mais drogabjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Comment by nahome | June 19, 2011 | Reply

  25. Amy Winehouse é encontrada morta em Londres q ruim ela morreuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    😦

    Comment by ariadne | July 23, 2011 | Reply

  26. descanse em paz… se isso for possível!!!

    Comment by brunno | July 23, 2011 | Reply

  27. Moooooorréééeeúuuuu, ainda bem que essa porcaria e inútil morreu.

    Comment by Preto Véio | July 23, 2011 | Reply

  28. e a midia conseguio mata-lá!aos 27 anos mais curtiu a vida de um jeito certo e ja ja se foi =(

    Comment by Grazy 11 anos de idade | July 23, 2011 | Reply

  29. Excelente texto. Hoje, após ter dado lucros para a mídia sensacionalista, ela agora poderá dar ainda mais lucros para os maiores malfeitores. Infelizmente, a impressa não tem compromisso com a verdade ou com a disseminação de bons valores, mas apenas está aliada aos setores econômicos que ela representa.
    Nos últimos dias, ela deu uma declaração de que tinha vontade de ter filhos e viver longe deste meio.
    Ela era muito querida em Londres por circular pela noite sem estrelismos. Dizem que era muito legal. Mais uma vítima do show business. Pena perder uma excelente cantora com talento insubstituível.

    Comment by Douglas | July 23, 2011 | Reply

  30. Excelente texto. Hoje, após ter dado lucros para a mídia sensacionalista, ela agora poderá dar ainda mais lucros para os seus maiores malfeitores. Infelizmente, a imprensa não tem compromisso com a verdade ou com a disseminação de bons valores, mas apenas está atrelada aos setores econômicos que ela representa.
    Nos últimos dias, ela deu uma declaração de que tinha vontade de ter filhos e viver longe deste meio.
    Ela era muito querida em Londres por circular pela noite sem estrelismos. Dizem que era muito legal. Mais uma vítima do show business. Pena perder uma excelente cantora com talento insubstituível.

    Comment by Douglas | July 23, 2011 | Reply

  31. eduardo vc se perguntou , se .. se ela naum usasse drogas faria tanto sucesssssooooo
    em minha opnião amy faria sim
    hj ela morreu … e a frase que eu usei fo a seguinte,,,,,,
    ‘ e as saudades ficarão e as memorias tambem,as falhas permanecerão mas se transformarão em coisas boas’
    Ela era uma exelente cantora , e quando estava bem dentro de si , estava lindaaaa maravilhosa desfilando pelos arredores
    AMY pode até ter cometido vários ERROSSSS mas nunca deixara de ser a ótima cantora que foi
    e pra resposta de sua pergunta
    em minha opnião faria sucesso sim
    para aquelas pessoas que apreciam somente o fato dela cantar bem e naum se preocua com a polemica que ela causaaaaa
    obrigada Eduardo
    LUTO POR AMY
    AMO MUITO ELA
    QUE ELA DESCANSE EM PAZ

    Comment by camila | July 24, 2011 | Reply

  32. É muito facil julgar as pessoas,dificil é estender a mão quando se precisa tirar alguem da lama,porque será que a sociedade ao invés de criticar tanto,não tenta realmente se concientizar,que dependência quimica é uma doença que ninguem consegue sair dela sozinho,muito pelo contrário muitas vezes a pessoa quer sair mais não tem outra opção na vida,começando pela amizades,que na maioria dos casos estão todos no mesmo barco;uma vez que a própia sociedade discrimina.
    Como será que agiria cada um que critica tanto se tivesse um filho,irmão ou marido nessa condição?
    Algém tem que dar um basta e cair na real!Vamos ajudar quem realmente precisa?

    Comment by ALINE | July 26, 2011 | Reply

  33. Os alertas foram dados… ainda assim, não se evitou “a morte anunciada”. é de pensarmos, de facto, “Até que ponto estamos banalizando o comportamento patológico?”… banalizemos o bom senso, a moralidade e a espiritualidade sãs, a bondade e o cuidado com o próximo… é urgente!!

    Comment by Paula | July 26, 2011 | Reply

  34. Tratar dependências é complicado, sobretudo o álcool- depressora do sistema nervoso central… O luto é por todos aqueles que lutam contra esta doença e não conseguem libertar-se… Que haja persistência e muita vontade em todos quantos ajudam e sofrem junto com essas pessoas…

    Comment by Paula | July 26, 2011 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s